Antes de sair de casa:
1 - Verificar o nível do óleo e sua "validade". O nível deve estar de acordo com o indicado pelo fabricante e dentro da kilometragem. Se a kilometragem atual + a que será percorrida no passeio ultrapassar o prazo de troca, efetue a troca do óleo.
2 - Luzes - Verificar o funcionamento de todas as luzes da moto (farol alto, farol baixo , lanterna, piscas, lanterna traseira e luz de freio).
3 - Verificar a relação da moto (esticar ou afrouxar a corrente, verificar os dentes da coroa para saber se não estão muito gastos ou tortos e lubrificar a corrente).
4 - Verificar o funcionamento da buzina.
5 - Aspectos gerais dos cabos de embreagem, acelerador e freios.
6 - Verificar freios (nível de fluido baixo, ao acionar o freio esta fazendo algum barulho?).
7 - Calibragem dos pneus.
Seguem algumas dicas importantes a serem seguidas na estrada:
CAPITÃO DA ESTRADA: Membro do grupo que possua experiência para condução do pelotão e que tenha conhecimento do caminho a ser percorrido, seu lugar será sempre a frente do pelotão.
FERROLHO: Membro do grupo que tenha experiência para condução do pelotão em estradas. Seu lugar será sempre a última moto do pelotão e seu trabalho é em caso de parada de algum membro seguir até o capitão da estrada e avisá-lo sobre a parada. Em ultrapassagens é responsável pela segurança do pelotão inteiro, responsável também pela condução dos outros membros do pelotão, acertando espaço entre as outras motos. Acate suas exigências durante a viagem.
FOTOGRAFO: Pessoa designada para fazer as fotos e/ou filmagens durante o passeios.
No início dos passeios serão informados a todos os membros: Velocidade de cruzeiro, pontos de paradas e formação do pelotão.
Sempre iremos trafegar em fila alternada, ou seja, se a moto a sua frente esta a direita da pista de rodagem, você seguirá a esquerda, e assim por diante.

A distancia entre uma moto ou outra não poderá ser superior a 5 metros.
1. Todos membros deverão comparecer no local marcado com a motocicleta abastecida, pneus calibrados e documentos em ordem e a moto em condições de realizar o passeio, para que não haja atrasos desnecessários, nem problemas com autoridades em caso de fiscalização.
2. Será designado um integrante com mais experiência para conduzir o grupo até seu destino, a ordem de cada um no grupo não poderá ser mudada nas paradas e assim seguiremos até o destino.
3. Em qualquer passeio, será definido a ordem e o posicionamento das motos na estrada, bem como as paradas e velocidade de cruzeiro, os quais devem ser respeitados sempre!!!
4. Sempre que possível, havendo perigo à frente, o motociclista a sua frente levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua retaguarda.
Apontam-se para os buracos existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem perigo para os demais. Em algumas situações não é possível apontar os buracos com as mãos, dessa forma estica-se a perna na direção do buraco ou do obstáculo.
5 - Você será responsável pela segurança da moto a sua frente e a moto atrás de você, portanto, respeite as regras que irão ser passadas no inicio de cada passeio.
6 - A mesma ordem para a saída do passeio deverá ser respeitada na volta do passeio, salvo orientação contrária do Capitão da Estrada ou do Ferrolho.
7 - Não serão permitidas ultrapassagens de qualquer espécie durante a movimentação do pelotão, salvo, ultrapassagens do capitão da estrada, ferrolho e do fotógrafo.
Sinais utilizados, deverão ser efetuados com a mão esquerda:
a) Mão espalmada para cima: Perigo a Frente.
b) Dedo indicador apontado para cima: Chuva .
c) Dedo indicador apontado para baixo: Pare atrás de mim.
d) Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor.
e) Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou radar.
f) Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista.
g) Dedo indicador e polegar em forma de circulo: Acenda o Farol.
h) Dedo indicador e médio em forma de “V”: Mantenha a fila dupla alternada.
i) Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento.
j) Mão espalmada para cima em movimentos: Aumente a velocidade.
k) Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.
Quando a moto a sua frente fizer menção de parar, nunca freie para parar atrás dessa moto, de uma distância segura e pare na frente dela, pois a moto que vem atrás de você pode não perceber voce irá parar e bater na sua traseira.
Isso tudo não são regras ou normas e sim procedimentos para nos ajudar a ter um passeio com segurança, retornando para nossas casas sem problemas.